Da Teoria da Estruturação às Reflexões sobre a Modernidade e Democracia: Uma Breve Visão sobre a Construção do Pensamento Intelectual de Anthony Giddens
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi20.189Palavras-chave:
Giddens, Teoria Sociológica, Democracia, Redes SociaisResumo
O ensaio busca realizar uma breve revisão da trajetória intelectual do sociólogo Anthony Giddens, destacando os aspectos mais importantes de sua produção teórica e as repercussões desta no interior da teoria sociológica contemporânea. Ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre a proposta do autor em construir novas abordagens no campo da teoria sociológica. Dono de uma das mais prolíficas produções no campo da sociologia, Giddens desenvolveu, ao longo de 30 anos de atividade, uma ampla discussão que o coloca como um dos mais importantes teóricos em atividade nos dias atuais. Seus trabalhos contemplam aspectos de amplo interesse, tais como a discussão sobre o papel da sociologia, bem como do sociólogo, em nossa sociedade, a partir da abordagem de temas que vão desde questões de ordem mais política, quanto aquelas que tratam da temática da globalização e suas consequências sobre o indivíduo, a família ou mesmo as relações íntimas. Democracia e alternativas aos modelos políticos vigentes são, também, temas de seu interesse. O trabalho volta-se para o entendimento entre as novas realidades, determinadas pelas redes sociais, as quais um novo sentido para o conceito de comunidade. O que ora vemos e aceitamos como “comunidade”, diz respeito muito mais a grupos de interesse, nos quais as relações sociais se estabelecem e se desconfiguram ao sabor da velocidade da time line do Facebook. O descompasso entre as redes e a vida real, transformou as primeiras em espaços onde o narcisismo abriu espaço para uma cultura do ódio e da intolerância. Neste cenário, construiu-se um novo espaço para a discussão, a conceituação e a vivência da democracia. Deve-se questionar, se haveria aqui espaço para o indivíduo reflexivo preconizado por Giddens, sabedor e conhecedor de sua realidade social e política.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.