A CONSTRUÇÃO E OS USOS DO CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DO RAP EM UMA PENITENCIÁRIA: UMA BIOPOLÍTICA DO ISOLAMENTO

Autores

  • Priscila de Oliveira Xavier Scudder
  • Vinícius Comparini Arcolino
  • Rogério Mendes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi16.140

Palavras-chave:

Rap, Prisão, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo apresenta um diagnóstico sobre o modo como o Rap tem se constituído em ferramenta de apropriação e mobilização do conceito de direitos humanos em uma penitenciária. A partir das narrativas de prisioneiros confinados na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, em Rononópolis/MT, e de sua relação com a letra da musica "Barril de Polvora" do grupo de Rap Demonstro, foi possível perceber o potencial politico e social mobilizado por este estilo musical. Considerando que as narrativas de prisioneiros são, via de regra, ignoradas como fontes históricas legítimas, este artigo, ao registrá-las, indica que a escuta de suas vidas, ouvidas com a perspectiva otobiográfica, apresenta experiências com as quais podemos aprender. De outro modo ao conferir-lhes tratamento academico, acabamos por compor um arquivo de história oral, e tornamos suas versões sobrea maquinaria punitiva em documentos e ciência. 

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Publicado

2016-04-08

Como Citar

de Oliveira Xavier Scudder, P. ., Comparini Arcolino, V. ., & Mendes de Oliveira, R. . (2016). A CONSTRUÇÃO E OS USOS DO CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DO RAP EM UMA PENITENCIÁRIA: UMA BIOPOLÍTICA DO ISOLAMENTO. Hegemonia, (16), 24. https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi16.140

Edição

Seção

Artigos