ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AS RELAÇÕES TRANSPARENTES DOS PODERES DA REPÚBLICA

Autores

  • Vicente Fonseca Centro Universitário Euro-Americano

DOI:

https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi30.317

Palavras-chave:

Relações de Poder, Lobby, Sistema de freios e contrapesos, Políticas Públicas, Grupos de interesses, Grupos de pressão

Resumo

O tema Análise de Políticas Públicas é bastante atual e de interesse direto da sociedade brasileira. Quanto as relações transparentes dos poderes da república, estas possuem estrutura definida pela Constituição Federal de 1988. Vale a pena ressaltar que existe um sistema de controle e respeito mútuo, bem definido, conhecido no mundo jurídico como “sistema de freios e contrapesos”. É importante frisar que também existe uma colaboração para, além de um controle entre os poderes, o exercício de um controle externo pelo Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil. A relação entre os poderes e as Políticas Públicas, vai além da própria estrutura constitucional, que é fortemente influenciada pelos diferentes grupos de interesses e grupos de pressão, dos quais os lobistas exercem uma influência muito importante, pois é aí que pressionam os atores dos diferentes poderes, através de linhas argumentativas, para consolidarem os seus ideias. O exercício do “lobby” tem notoriedade no poder Legislativo e Executivo, porém não podemos afirmar a inexistência absoluta no poder Judiciário. Fato é, todavia, que não se compara com as pressões existentes no legislativo e executivo, principalmente, porque, os membros do poder Judiciário gozam de garantias que não existem no Legislativo e Executivo. Dentro deste contexto, iremos desenvolver um estudo sobre a importância das Análises de Políticas Públicas e as relações transparentes dos poderes, para promoverem a paz e o bem-estar, para o povo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Fonseca, Centro Universitário Euro-Americano

Doutor em Ciência Política pela Université de Paris 1 Panthéon Sorbonne, França.

Referências

ALVES, Bruno Franco. A relação entre os Poderes no Brasil: uma análise da atividade legislativa do Poder Executivo à luz da teoria democrática. Disponível em <https://www.almg.gov.br/opencms/export/sites/default/consulte/publicacoes_assembleia/obras_referencia/arquivos/pdfs/legistica/relacao_poderes.pdf>

AUGUSTO, Natália Figueiroa; DOURADO, Edvânia A. Nogueira; ROSA, Crishna Mirella de Andrade Correa. Dos Três Poderes de Monstesquieu à Atualidade e a Interferência do Poder Executivo no Legislativo no Âmbito Brasileiro. Congresso Internacional de História. Disponível em: <http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/213.pdf>. Acessado em: 19 de julho de 2016.

HOWLETT,M; RAMES,M e PERL,A. Política Pública: seus ciclos e subsistemas - Elsevier e Campus - RJ – 2013, página 115.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 16ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2012.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 20ª Edição. São Paulo: Atlas, 2006. RUEL, Thiago Santos. Lobby, Grupos de Pressão e Grupos de Interesses. Disponível em <http://www.craes.org.br/arquivo/artigoTecnico/Lobby_28.pdf>. Acessado em 19 de julho de 2016.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 26ª Edição. São Paulo: Malheiros, 2006.

SOUZA, Rose Mara Viudal de. Lobby no Brasil regulamentado e a democracia participativa. Disponível em <http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/01/rose_vidal.pdf>.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Fonseca, V. (2022). ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AS RELAÇÕES TRANSPARENTES DOS PODERES DA REPÚBLICA. Hegemonia, (30), 28–56. https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi30.317

Edição

Seção

Artigos