UMA ANÁLISE EM PAINEL PARA OS ESTADOS BRASILEIROS: UMA APLICAÇAO DOS MODELOS DE AGLOMERAÇÃO DA NOVA GEOGRAFIA ECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi28.296Palavras-chave:
Efeito Índice de Preços, Efeito Mercado Local, Aglomeração, Nova Geografia Econômica – NGE, Aglomeração urbana, BrasilResumo
O texto busca explorar e aplicar os modelos de aglomeração da Nova Geografia Econômica para os estados brasileiros. A questão relevante é como os efeitos da aglomeração podem afetar as economias. Para isso, foram derivados modelos de aglomeração para verificar os chamados: Efeito Índice de Preços, Efeito Mercado Local e Inexistência de Buraco Negro para o período de 1994 a 2007. As estimativas foram realizadas com a utilização da análise econométrica de dados em painel com efeitos fixos para os vinte e sete estados da federação. Os resultados encontrados foram os esperados para o efeito índice de preços, estatisticamente significantes, comprovando a proposição de aglomeração e uma queda nos preços causada pela maior concorrência e também o menor custo de transporte nas regiões. Para o índice mercado local, os resultados apontaram que no mercado onde o setor é maior haverá uma demanda maior por emprego. Foi também possível constar que para a economia brasileira não há evidências empíricas sobre a existência da condição de buraco negro.
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