ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLECENTE EM DIFERENTES FASE DA LEUCEMIA: APRENDIZAGEM DE NOVOS COMPORTAMENTOS COMO IMPACTO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi27.280Palavras-chave:
Câncer, Leucemia, Oncologia, Quimioterapia, Radioterapia, Impacto familiarResumo
Este trabalho tem como objetivo a busca de evidências a assistência à criança que tem diferentes fase da leucemia e dando ênfase no impacto familiar em sua dinâmica de vida relativa ao diagnóstico. Alguns registros de câncer no Brasil com base populacional, foi observado que câncer infantil pode varia de 1% a 4,6%. A pesquisa objetiva traçar mapeamento de produções científicas brasileiras da temática do câncer em crianças. Foi feita a seleção de artigos nas bases de dados SCIELO, LILACS e Periódicos CAPES, e Clinicaltrials, Web of Science, Science Direct. Trata-se de um estudo de revisão, com abordagem descritiva e qualitativa. Foram selecionados um total de 17 artigos, a região que mais se destaca foi a Sudeste. As áreas da ciência que se destacam neste tipo de pesquisa e sub-áreas da Enfermagem e Medicina. A ênfase da pesquisa foi a clínico-epidemiológico, seguida do sócio cultural. Verificando-se quanto é complexo o processo de adoecimento da criança com câncer que afeta não só a família, afetando também os profissionais envolvidos neste processo. A oncologia pediátrica configura um grande desafio para pesquisadores e suas equipes. Para averiguar o tipo de câncer e extensão da doença é permitido escolher o tratamento mais adequado, como recurso à quimioterapia, radioterapia e até mesmo o transplante de medula óssea. A leucemia é uma doença de caráter biológico tendo grandes repercussões a nível psicológico e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.