UBER: Aspectos legais e econômicos na prestabilidade do serviço no mercado brasileiro

Autores

  • Raphael A. Silva
  • Matheus S. de Paiva
  • Denise A. Defina,
  • Jorge H. C. de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi23.233

Palavras-chave:

Uber, táxi, legalidade, prestabilidade, aspectos legais, aspectos econômicos

Resumo

O presente artigo objetiva analisar alguns aspectos jurídico-econômicos na prestação do serviço oferecido pelo aplicativo Uber no mercado brasileiro. Para tanto, examina-se as questões de eficiência e bem-estar social, passando pelo problema da mobilidade urbana e apresenta-se o difícil conceito jurídico de serviço público. Desconstruindo a ideia de que o transporte individual de passageiros na modalidade táxi inclui-se no conjunto de atividades conformadas pela noção de serviço público e compreendendo que, pelo menos a princípio, a atividade deveria submeter-se à regra geral constitucional da livre iniciativa, demonstra-se, matematicamente, com o importante suporte da teoria da escolha social, que o somatório dos benefícios de se legalizar o Uber excede os custos decorrentes. Considerando o arcabouço institucional brasileiro, a conclusão é de que a presença do aplicativo, no país, é legal. Nessa mesma linha, o raciocínio de plano econômico permite concluir que a prestação dos serviços pelo Uber incrementa o bem-estar social.

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Como Citar

A. Silva, R. ., S. de Paiva, M. ., A. Defina, D. ., & H. C. de Oliveira, J. . (2018). UBER: Aspectos legais e econômicos na prestabilidade do serviço no mercado brasileiro. Hegemonia, (23), 17. https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi23.233

Edição

Seção

Artigos