A construção e os usos do conceito de direitos humandos através do rapem uma penitenciária
Uma biopolítica do isolamento
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi16.202Palavras-chave:
Rap, Prisão, Direitos HumanosResumo
O presente artigo apresenta um diagnóstico sobre o modo como o Rap tem se constituído em ferramenta de apropriação e mobilização do conceito de direitos humanos em uma penitenciária. A partir das narrativas de prisioneiros confinados na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, em Rononópolis/MT, e de sua relação com a letra da musica "Barril de Polvora" do grupo de Rap Demonstro, foi possível perceber o potencial politico e social mobilizado por este estilo musical. Considerando que as narrativas de prisioneiros são, via de regra, ignoradas como fontes históricas legítimas, este artigo, ao registrá-las, indica que a escuta de suas vidas, ouvidas com a perspectiva otobiográfica, apresenta experiências com as quais podemos aprender. De outro modo ao conferir-lhes tratamento academico, acabamos por compor um arquivo de história oral, e tornamos suas versões sobre a maquinaria punitiva em documentos e ciência.
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