A construção e os usos do conceito de direitos humandos através do rapem uma penitenciária

Uma biopolítica do isolamento

Autores

  • Priscila de Oliveira Xavier Scudder Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinícius Comparini Arcolino Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
  • Rogério Mendes de Oliveira Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

DOI:

https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi16.202

Palavras-chave:

Rap, Prisão, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo apresenta um diagnóstico sobre o modo como o Rap tem se constituído em ferramenta de apropriação e mobilização do conceito de direitos humanos em uma penitenciária. A partir das narrativas de prisioneiros confinados na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, em Rononópolis/MT, e de sua relação com a letra da musica "Barril de Polvora" do grupo de Rap Demonstro, foi possível perceber o potencial politico e social mobilizado por este estilo musical. Considerando que as narrativas de prisioneiros são, via de regra, ignoradas como fontes históricas legítimas, este artigo, ao registrá-las, indica que a escuta de suas vidas, ouvidas com a perspectiva otobiográfica, apresenta experiências com as quais podemos aprender. De outro modo ao conferir-lhes tratamento academico, acabamos por compor um arquivo de história oral, e tornamos suas versões sobre a maquinaria punitiva em documentos e ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Oliveira Xavier Scudder, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação– Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Grupo de Pesquisa - “Observatório: Poder, Cultura e Contemporaneidade”. Com pesquisas na área de Violência, Direitos Humanos, Sistema Prisional.

Vinícius Comparini Arcolino, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Estudante de Psicologia – Bolsista PIBIC - no Projeto de Pesquisa - “Diagnóstico dos Fazeres e Poderes-Saberes que Constituem a Existência no Centro Sócioeducativo e Prisões de Rondonópolis – MT”/ Registro Propeq/UFMT: 053/CAP/2014, coordenado pela Profa. Dra. Priscila de O. X. Scudder

Rogério Mendes de Oliveira, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Estudante de Geografia – Bolsista PIBID – Voluntário no Projeto de Pesquisa - “Diagnóstico dos Fazeres e Poderes-Saberes que Constituem a Existência no Centro Sócioeducativo e Prisões de Rondonópolis – MT”/ Registro Propeq/UFMT: 053/CAP/2014, coordenado pela Profa. Dra. Priscila de O. X. Scudder.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Xavier Scudder, P. de O. ., Arcolino, V. C. ., & Mendes de Oliveira, R. . (2015). 
A construção e os usos do conceito de direitos humandos através do rapem uma penitenciária: Uma biopolítica do isolamento. Hegemonia, (16), 22–45. https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi16.202

Edição

Seção

Artigos