O Programa Cultivando Água Boa: Uma Avaliação Desde a Perspectiva da Colonialidade

Autores

  • Aldira Guimarães Duarte Domínguez
  • Fagner Barbosa Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi20.173

Palavras-chave:

Cultivating Good Water, Environmental Education, Integration, Sustainability

Resumo

Este artigo objetiva, primeiramente, compreender as contraditórias formas de tratar o tema Educação Ambiental como promotora de Integração através dos vários modelos existentes de Desenvolvimento Sustentável. Mostra-se a contradição que existe no projeto Cultivando Água Boa (CAB) na sua essência, porque, na medida em que se preocupa com o bem-estar do planeta, por outra parte, a Itaipu, que é a mentora do CAB, recomenda/incentiva ao Brasil e os demais países a construção de mais usinas hidrelétricas. Destaca-se também o antagonismo existente na lógica sustentável cientificista ocidental discursada pela Itaipu em defesa do meio ambiente, pois, ao mesmo tempo em que agride e explora a natureza de forma “ecologicamente correta”, destrói a mesma e sua biodiversidade. Verifica-se que por meio da Educação Ambiental o CAB desenvolve um tipo de integração relacional e funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Guimarães Duarte Domínguez, A. ., & Barbosa Pimentel, F. . (2020). O Programa Cultivando Água Boa: Uma Avaliação Desde a Perspectiva da Colonialidade . Hegemonia, (20), 22. https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi20.173

Edição

Seção

Artigos