O Programa Cultivando Água Boa: Uma Avaliação Desde a Perspectiva da Colonialidade
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi20.173Palavras-chave:
Cultivating Good Water, Environmental Education, Integration, SustainabilityResumo
Este artigo objetiva, primeiramente, compreender as contraditórias formas de tratar o tema Educação Ambiental como promotora de Integração através dos vários modelos existentes de Desenvolvimento Sustentável. Mostra-se a contradição que existe no projeto Cultivando Água Boa (CAB) na sua essência, porque, na medida em que se preocupa com o bem-estar do planeta, por outra parte, a Itaipu, que é a mentora do CAB, recomenda/incentiva ao Brasil e os demais países a construção de mais usinas hidrelétricas. Destaca-se também o antagonismo existente na lógica sustentável cientificista ocidental discursada pela Itaipu em defesa do meio ambiente, pois, ao mesmo tempo em que agride e explora a natureza de forma “ecologicamente correta”, destrói a mesma e sua biodiversidade. Verifica-se que por meio da Educação Ambiental o CAB desenvolve um tipo de integração relacional e funcional.
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