A consolidação da América do Sul como uma Zona de Paz: Um estudo sobre o Conselho de Defesa Sul-americano e seus impactos no complexo regional de segurança
DOI:
https://doi.org/10.47695/hegemonia.vi13.116Palavras-chave:
Conselho de Defesa Sul-Americano, Complexo Regional de Segurança, Comunidade de Segurança, Mercosul, IntegraçãoResumo
O presente artigo desenvolve uma análise acerca do Conselho de Defesa Sul-Americano no cenário de segurança regional, compreendido como relativamente pacífico pela baixa incidência de guerras interestatais, porém ainda distante de uma zona de paz ou comunidade de segurança consolidada. Nesse contexto, a criação do Conselho de Defesa no âmbito da UNASUL, enquanto um canal de diálogo permanente para os países da região discutirem as questões relativas a defesa, é um importante instrumento de promoção da confiança mútua. No entanto, os desafios deste órgão perpassam não apenas pelas distintas percepções dos Estados da região quanto à defesa mas também quanto ameaça e segurança. O entendimento e aprofundamento da cooperação no âmbito do Conselho de Defesa constituem um importante passo para a consolidação da região como uma zona de paz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.